Procurar no site


Contacto

Tokio Hotel ganhando dinheiro para a Universal

20-03-2009 20:39

Lisboa, 20 Mar (Lusa) - A editora Universal Music Portugal foi a que mais facturou com as vendas de música no mercado português em 2008, segundo dados da Associação Fonográfica Portuguesa (AFP)divulgados hoje.

Do total de vendas de música em áudio (CD) e audiovisual (DVD) em 2008, que somou 41,2 milhões de euros, a Universal Music Portugal facturou 9,1 milhões de euros (22,1 por cento), com a venda de álbuns de artistas como Amy Winehouse, Metallica e ABBA.

Do catálogo da Universal fazem ainda parte, entre outros, os portugueses Xutos & Pontapés, Moonspell, Carlos do Carmo e David Fonseca, e os internacionais U2, Tokio Hotel e Duffy.

De acordo com o relatório da AFP, a Farol surge em segundo lugar entre as editoras que mais facturaram em 2008, com 7,2 milhões de euros de encaixe.

Apesar de se posicionar em segundo lugar, em 2008 os artistas que mais venderam em Portugal assinam pela Farol: Tony Carreira na tabela dos álbuns e as Just Girls e Avó Cantigas no mercado dos DVD musicais.

Além destes artistas, a Farol representa ainda André Sardet, Rita Guerra, REM ou My Chemical Romance.

A Sony Music, que liderou o mercado em 2007 e edita artistas como Bruce Springsteen, Bob Dylan, Paulo Gonzo e Buraka Som Sistema, surgiu em 2008 em terceiro lugar com 6,1 milhões de euros de facturação.

Em quarto lugar posicionou-se a EMI Portugal (Mariza, Camané, Da Weasel, Coldplay), com 5,7 milhões de euros, segundo a AFP.

SS/PZF.

 

Fonte: <a href = "http://aeiou.expresso.pt">[x]</a>